top of page
  • adm7987

Não é o Fim

Em 2004 houve um maremoto de escala nunca atingida antes que provocou um tsunami. Uma série de ondas causada pelo deslocamento de um grande volume de água devido á um tremor no fundo do mar. Essas ondas imensas provocaram uma grande devastação na costa da Indonésia e em mais 14 países diferentes, causando a morte de mais de 230 mil pessoas.


Nesse dia, me lembro de ver essa terrível notícia no jornal do meio dia, e um pensamento era claro na minha cabeça: “Será que está acontecendo o Fim do Mundo?”. Na época eu só tinha onze anos, mas sabia que mais cedo ou mais tarde esse “fim do mundo” aconteceria.


No decorrer dos anos, muitas vezes me deparei com aquele mesmo pensamento, talvez não de forma literal, figurativamente muitas vezes o Fim do mundo chegou pra mim. Acredito que isso já tenha acontecido com você também.


Quando a doença chega, a depressão, a perda de um ente querido, o desemprego ou a decepção nos afligem, temos a tendência de achar que aquele será o nosso fim. Parece que nunca vamos sair daquela situação, que a dor nunca vai passar, que o desespero não terá fim. Mas eu tenho uma ótima notícia pra você: Esse não é o seu fim, tudo vai passar!


Por mais que você se encontre no mais profundo abismo, ou no mais alto monte, saiba que tem um Deus que sempre esteve e sempre estará com você.


“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” Salmos 139:7-10


Naquela manhã de 26 de dezembro, muitas pessoas foram surpreendidas pelo desastre. No relato de um sobrevivente, ele dizia que enquanto observava o mar, percebeu que tinha algo acontecendo, pois a água estava recuando de forma diferente, e conforme a onda se formava, tomava proporção e velocidade acima do normal.


Como na nossa vida, num dia calmo quando parece estar tudo bem, vem uma onda gigante, e destrói nossos planos, projetos e sonhos. Tudo aquilo que pensávamos estar fazendo certo, acaba indo embora com a água. Mas nisso temos uma segurança, da mesma forma que as ondas vem, ela volta ao mar. Mesmo com mortos e feridos, ainda que tenha destruído o que tínhamos construído, ela volta. Da mesma forma que nenhuma alegria dura para sempre, as tristezas também não.


A tsunami na nossa vida, nunca virá para nos destruir completamente e nos deixar impossibilitados de cumprir o propósito de Deus. Seu objetivo é nos fortalecer e preparar para as próximas situações desastrosas e trágicas, que infelizmente virão.


Jesus não nos promete uma vida livre de problemas, e sim que Ele estaria conosco em cada um deles.


E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:20


Hoje, mais de quinze anos depois, as percepções da catástrofe são diferentes. Muitas pessoas acham que foi uma punição divina, enquanto outras acham que que as tensões políticas e sociais provocaram uma mudança ambiental e climática. Mas indiferente de quem seja a “culpa”, todos reconhecem a necessidade de aprender algo com o que passou e reconstruir tudo o que veio a baixo.


“Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:38-39


Não deixe que as tsunamis da vida te impeçam de ver o plano geral, mesmo que só consiga ver destruição e caos, tenha certeza de que Deus, em sua soberania, tem algo a nos ensinar e preparar para coisas maiores.


Onde havia destruição, há 15 anos voltou a ter mata nativa. Não é o seu fim, mas o fim de um ciclo!





Por Mayara Bridaroli

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page