• Comunicação Shalon

As Estações da Vida

Na natureza, as estações servem para preparar o solo para receber os frutos. A procriação das espécies e o amadurecimento dos filhotes dependem delas.


As estações exercem papel igualmente decisivo nossa vida espiritual, Deus as usa para nos moldar e amadurecer.


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” Ec. 3:1-8


Quando não identificamos as mudanças das estações perdemos a oportunidade de amadurecer e se desenvolver pessoalmente. Todos ciclos começam e terminam, cabe a nós entender o tempo e o modo como essas mudanças acontecem.


Não basta somente fazer a coisa certa, é importante fazê- la no momento adequado.


Deus proporciona provisão e nos dá estratégias para passar por todas as estações. Seja sábio ao discerni-las e veja a beleza e o propósito em cada uma delas.

Na nossa vida, podemos classificar as estações como a Primavera sendo a Infância, o Verão como a Juventude, o Outono relacionado a vida adulta e o Inverno a Velhice.


As primaveras são cheias de beleza, revitalização e reflorescimento. É uma estação de plantio e colheita de frutos. Como a infância, cheia de descobertas, novidade e expectativas. Nesse momento da vida, aprendemos com tudo o tempo todo. Nosso caráter é moldado, esse é momento de semear as sementes que um dia irão frutificar, como os princípios da Palavra de Deus. É uma fase de liberdade para sonhar com o amanhã.


“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Pv 22:6


O Verão da nossa vida pode ser comparado a adolescência e juventude. É o momento de Deus maximizar o nossos dons e talentos. Verões são estações quentes e chuvosas, como na adolescência, que mesmo intensas, tem picos de melancolia e indecisão. São tempos em que os avanços são percebidos, quando temos que fazer escolhas difíceis que determinam o futuro. É uma fase de muitos desafios, de se sentir realizado por estar produzindo, superando e conquistando. Os frutos são colhidos e amadurecem nesta estação. É quando as tudo está no ápice e o nosso potencial está amplamente desenvolvido. O Verão é um tempo de muita energia, euforia e alegria diante das realizações. É o momento de cumprir o propósito de vida.


“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.” Eclesiastes 11:9-10


A vida adulta é como o Outono. É quando a primeira folha da árvore se despega do galho e cai lentamente no chão, e dá início à estação de perdas, lutas e provações. O outono nos remete a um tempo de autoanálise, são os anos em que em que experimentamos a quietude, é o momento de rever as prioridades, quando somos maduros, quando a família está formada, o emprego consolidado, e poucas coisas restam para conquistar. Esse é o momento de descartar o que não serve para se preparar para a estação seguinte.


“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” Filipenses 2:13


O inverno é a estação mais fria, quando parecemos estar sozinhos. Relaciona-se com tempos de crescimento interno associado ao desaceleramento físico. É quando não temos mais nada para aprender, somente ensinar. Quando crescemos para baixo e nossas raízes são fortalecidas. Muita coisa pode parecer morta nesta estação, mas não está.O Inverno é um tempo em que temos um período de reclusão e reflexão de tudo o que vivemos.


“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva; quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado; quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco; quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas.” Eclesiastes 12:1-5


Essa estação, devido ao extremo ativismo do verão e às perdas e feridas causadas pelo outono, é um período para descansar, cuidar do corpo, tratar da alma e renovar o espírito.


Usufruir das estações da vida com sabedoria é ter expectativa ao longo do processo e consciência de que Deus está presente em todas elas.

Colha na primavera os frutos e alegre-se com as cores. Viva o verão com intensidade. Permita que o outono remova os excessos e prepare-o para um novo ciclo. No inverno, use sua sabedoria e experiência conquistadas no decorrer do percurso, para ensinar aqueles que estão só começando. Viva o hoje!




Por Mayara Bridaroli

0 visualização
NOSSA SEMANA
(TODAS AS ATIVIDADES PAUSADAS POR CONTA DO COVID-19)
  • Domingo 09h30 e 18h00 | CULTOS

  • Segunda 20h00 | DEPENDENTES DE CRISTO

  • Quarta 14h30 | MÃES COM PROPÓSITO

  • Quarta 20h00 | CÉLULA DE INTEGRAÇÃO

  • Quinta 14h00 | CLUBE DO TEMPO (50+)

  • Sexta 20h00 | SEJA ADOLESCENTES

  • Sábado 17h00 | JUNIORES INTENSE

  • Domingo 20h00 | UNIQUE  (CULTO JOVEM)

LOCALIZAÇÃO

(41) 3275-8015

 

IGREJA BATISTA SHALON

Rua David Tows, 208 - Xaxim

Curitiba/PR

 

contato@igshalon.com

CONECTE-SE
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

© 2019 por KMP Comunicação e Vídeos