A Importância de Andarmos Juntos
Atualizado: 12 de mar. de 2020
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” Salmos 133:1
Na minha opinião, nenhum versículo expressa mais o coração de Deus sobre relacionamentos do que este Salmo. O salmista deixa claro como é agradável quando estamos juntos e finaliza o capítulo abençoando essa unidade.
O relacionamento com outras pessoas nos aproxima de Deus, somos moldados e forjados quando temos amigos, e ao passar por diversas situações nos tornamos íntimos a ponto de conhecermos profundamente o outro, sem que palavras precisem ser ditas. Existe vida na união, existe vida quando andamos juntos!
Na Bíblia vemos várias histórias sobre a importância de andar juntos.
Paulo e Timóteo andavam juntos, viajavam e serviam a Igreja. Paulo conhecia a Timóteo a ponto de saber suas frequentes enfermidades;
“Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades” 1 Timóteo 5:23.
Outro exemplo, é a amizade entre Davi e Jônatas, que nasceu de forma sutil, após uma conversa entre Saul e Davi, onde Jonatas também estava participando (I Samuel 18:1-4) eles fizeram uma aliança, e que no futuro, por essa mesma aliança Jônatas salvaria a vida de Davi.
Todos nós temos amizades, como esta, que nasceram de forma simples e sutil e tomaram grandes proporções e importância na nossa vida. A igreja nos possibilita conhecer pessoas novas o tempo todo, através de ministérios temos oportunidade de criar vínculos e desenvolver relacionamentos profundos. E esse é o propósito de Deus, que nós não andemos sozinhos nunca.
“Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecerão; mas, se for um sozinho, como se aquecerá? Se alguém quiser dominar um deles, os dois poderão resistir; o cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Eclesiastes 4:9-12
Em outro trecho da Palavra, diz: "Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" Mateus 18:20
Deus trabalha em nosso favor quando há união, quando estamos andando juntos, compartilhando momentos bons ou ruins, vivendo experiências, crescendo e amadurecendo juntos.
Andar juntos, é ter alguém para apontar o caminho certo, quando estamos perdidos, é ter alguém para ouvir e incentivar, é ter um ombro para chorar quando o dia difícil chegar.
Andar juntos gera crescimento, para Igreja que congregamos, para o ministério em que servimos, e, principalmente maturidade espiritual pessoal, pois Deus nos fez únicos e cheios de particularidades, talentos e dons diferentes uns dos outros, para que assim nos completemos.
Não podemos deixar de citar o nosso maior exemplo de relacionamentos saudáveis, Jesus, que fez discípulos, influenciando através do seu amor, compaixão e sabedoria, e conseguiu unir pessoas com temperamentos tão diferentes uns dos outros, caminhando no mesmo propósito. E além de unir pessoas, Ele era unido com Deus Pai e o Espírito Santo, a ponto de serem somente um. “Eu e o Pai somos um". João 10:30 Jesus foi enviado à terra para ser nosso exemplo a ser seguido.
Nunca se esqueça, através da união Deus ordena bênçãos, andar juntos gera alegria e na comunhão recebemos vida!
por Renata Jungles